terça-feira, 22 de maio de 2012




                                               Discurso Vazio

Ontem foi o azeite e o chå. Hoje, o arroz e o café. Nas ultimas semanas, tem sido comum encontrar cartazes em frente dos supermercados de Buenos Aires  anunciando  a falta de um ou muitos produtos. Os de priemeira necessidade ¨só sao vendidos uma ou duas unidades por familia.
Para muitos economistas, isso é resultado direto da politica de controle de preços colocada em pråtica pelo governo de Kirchner. A medida estaria obrigando os diferentes pontos da cadeia industrial a reter a produçao por temerem o custo dos implementos. Os defensores da medida alegam que não está havendo um controle oficial de preços, mas sim reunioes informais para a negociação de valores.
A militancia organizada junta-se aos blogueiros chapa-branca para acusar os grande oligopolios e os pequenos distribuidores de estarem segurando o estoque para forçar uma alta artificial de preços.
Mas o que hà de fato é que a politica econômica de Cristina Fernandez Kirchner nao tem conseguido ampliar ou mesmo manter o nível de ofertas de produtos. Seu populismo só tem gerado greves, crises e controvérsias. A expropriação de bens e o consfisco de ativos afugentam investimentos externos, agravando o quadro. A nacionalização da Repsol constituiu-se em ato demagógico e prejudicial. Ainda assim, ha aqui no Brasil muitos tolos aplaudindo a valentia da peronista. Só falta pedirem para a nossa outra presidenta resolver copia-la 

Um comentário: