quarta-feira, 27 de junho de 2012



Vamos parar de fazer lavagem cerebral nas crianças


Recentemente, uma criança, de pouco mais de 4 anos, foi sequestrada quando acompanhava seus familiares em um culto evangélico. Coisa terrível, sem sombra de dúvida. Mas a pergunta que me faço é a seguinte: que fazia uma criança nessa tenra idade em um lugar que de tanta gritaria assusta até a mim?
Esses locais, templos de todas as denominações, servem a vários propósitos e o mais pernicioso deles é o de doutrinar infantes.
É impossível esquecer episódios terríveis de fanatismo que encontram suas origens na doutrinação de crianças. A religião é como droga: em doses controladas nao causam tanto mal, mas em grande quantidade quase sempre é fatal. Claro que entendo ter sido a religião um bálsamo para milhões de pessoas por milhares de anos para agruras devidas ao seu tempo. O que nao me entra na cabeça é ver menininhos de seus 3 anos por ai entoando a pleno pulmões "o sangue de cristo tem poder". E vá você dizer às seus pais que isso é doutrinação infantil: ficarão possessos e vao tecer acusações de endemoninhado e etc. 



















Argumente que quando se ensina um único viés de um assunto amplo para uma pessoa está se doutrinando e rapidamente virão com o "imbatível" contra-argumento  de que como pais eles tem o direito de decidir sobre que tipo de educação e valores querem transmitir aos seus. E isso é inconteste. Nao estou aqui discordando - só lamentando. 
Eu poderia dizer que na Grécia Antiga outros deuses eram socados goela abaixo dos jovens.  Hoje é Jeova, Deus, Maome e congêneres. Mas ao seu modo gritariam em resposta algo do tipo "Deus é unico", "Deus é fiel" porque eles também sao resultado de lavagem cerebral. Como eu poderia fazê-los ver que costume nao é uma razão valida para se manter um dogma? 
O que quero dizer, na verdade: lugar de criança nao é onde  adultos fanatizados gastam seu tempo gritando palavras sem sentido, mas em escolas ou em parques infantis. Nao garante que ela estará a salvo de violências ou sequestros, mas certamente estará mais preparada no futuro para ser feliz - que é , eu espero, o desejo dos seus pais!            
  
               

Um comentário:

  1. Ainda sei de cor todos os hinos que aprendi na igreja há coisa de 30 anos. E as orações também. Tivessem tido tanto empenho para me ensinar química, português ou matemática o que seria de mim hoje?
    O cérebro infantil é uma esponja que absorve tudo. De bom e de ruim. Não tenho dúvida de que a intenção dos pais que levam seus filhos à igreja é a melhor possível, como foi a dos meus pais. Mas, de fato, é um desperdício de esponja.

    ResponderExcluir