segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Voar é para os fortes.

Viajar de avião é rápido e seguro. Mas está longe de ser confortável. Aeronaves sempre lotadas, assentos com pouquíssimo espaço para as pernas e comida pra lá de ruim tornam um martírio o seu deslocamento. Os aeroportos são outra fonte de aborrecimentos e sofrimento.  Filas intermináveis para o check-in; longas horas de espera para embarcar;  uma demora irritante para desembarcar e fazer a alfândega. Ainda quando o aeroporto é moderno , oferece bons locais de alimentação, é limpo e possui bons funcionários para atender o viajante, dá pra levar numa boa. Mas quando não, sai de baixo. Eu já passei horas da minha vida olhando para o teto, sem nada pra fazer, com fome ( preços ridiculamente altos; opções quase nenhuma) , pensando duas vezes antes de usar o banheiro ( sujo) e lendo pela quarta vez a mesma revista.   O site sleepinginairports.net listou os 10 piores aeroportos do mundo baseando-se em uma pesquisa realizada com 18.000 passageiros. Vejamos o dez  piores
:

10º -   LaGuardia, New York. Descrito como envelhecido, gasto, decoração feia, sem bons restaurantes, sem sinalização adequada, arquitetura confusa e um pessoal antipático. Estive nesse aeroporto por duas vezes e só posso assinar em baixo. Ruim mesmo.

09º -   Berlin Tegel, Alemanha. Segundo o site, o problema aqui também é a idade. Construído em 1970, tornou-se pequeno para o fluxo de passageiros que hoje recebe. Filas imensas, restaurantes sempre lotados, poucos locais para sentar, o local ficou obsoleto. Um ponto positivo é que ele está localizado quase que no centro da cidade. E em 2016,  o termino do outro aeroporto vai ajudar a resolver o problema. Usei esse aeroporto também duas vezes, mas de forma rápida é só pude constatar o grande numero de pessoas.

08º - Bergamo, Italia. Sem assntos suficientes para o grande numero de pessoas, nenhum wi-fi e raríssimas tomadas, sem mencionar a pouca paciência dos funcionários. Mas a paisagem em volta vale o tormento.

07º - Frankfurt Hahn, Alemanha. Sem-graça, "pelado" e muito longe do centro da cidade. Arquitetura e pessoal não parecem dar boas vindas.

06º - Paris Beauvais-Tille, França. De acordo com o site, o local é atulhado, desconfortável, envelhecido e pouco amigável. Não faz mais do que despachar e descarregar pessoas como se fosse um armazém de secos e molhados e o passageiro uma batata.

05º - Tashkent, Uzbequistão. A cidade merece visita longa e demorada, quer seja pela arquitetura islâmica, deslumbrante, quer seja pela comida mais que exótica. Mas vá de carro, ou de barco , ou de asa-delta ... Faça de tudo para evitar o aeroporto. Não há filas, mas há muita gente. Então, só se consegue chegar no balcão do check-in com muitas cotoveladas. O trâmite para imigração é bastante suspeito e é necessário subornar todo mundo.

04º - Manila Ninoy, Filipinas. Filas longas para tudo, banheiros fedidos, superlotado e oficiais da imigração com cara de pouquíssimos amigos. Mas está melhorando. No ano passado era ainda pior.

03º - Katmandu Tribhuvan, Nepal. Um calor danado sem ar condicionado, nem mesmo ventilador. Há de se ter muito boa vontade para chamar aqueles buracos no chão de banheiros. Wi-fi? Nem pensar.

02º - Jeddah King, Arabia Saudita. Superlotado, poucas cadeiras, as que há são de metal e muito desconfortáveis e o pessoas é bem rude. Mas estão terminando um novo aeroporto que deve ficar pronto esse ano.

01º - Islamabad Benazir Bhutto, Paquistão. O pior aeroporto do mundo, segundo o site, possui todos os defeitos já mencionados aqui com o acréscimo de que há um cuidado muito agressivo  com a  segurança, pra se dizer o mínimo. É extremamente sujo e possui tecnologia nível Fred Flintstone.

Está se perguntando porque não há menção de nenhum aeroporto brasileiro aqui? A razão é simples: foram analisados locais de cidades importantes para a aviação mundial. O Brasil possui aeroportos até que bem razoáveis em seus centros mais populosos.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário